António Topa quer saber se há condições para investir na ampliação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga.

2018-03-10 08:26

Categoria: 

Concelho: 

O Deputado António Topa exige condições dignas para unidades de saúde de Santa Maria da Feira e alerta para necessidade urgente de ampliação do hospital de Aveiro. O deputado do PSD, antigo presidente da distrital, falou em audição ao Ministro da Saúde.

Nessa audição António Topa citou o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, segundo o qual Aveiro será a única capital de distrito sem um hospital de qualidade.

Recordando que “está assumido por um conjunto de entidades – Câmara Municipal de Aveiro, Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Universidade de Aveiro, ARS Centro e Ministério da Saúde – a vontade de alterar esta situação, apoiando a ampliação do hospital de Aveiro”, o parlamentar social democrata confrontou o governante sobre se “há vontade para fazer, se o projeto vai avançar e quando avançará”.

Questionou o ministro sobre o andamento dos processos para a construção de três unidades de saúde no Concelho de Santa Maria da Feira, nomeadamente de Canedo/Vale/Vila Maior, de Escapães/Milheirós de Poiares/Romariz e ainda de Nogueira da Regedoura/São Paio de Oleiros.

“Convido o senhor ministro para sentar-se na sala de espera da unidade de saúde de Canedo, para sentir que, muitas vezes, há questões que seriam facilmente resolvidas e que não são por causa da burocracia” – atirou António Topa, recordando que aquela unidade de saúde, que tem cerca 6.000 utentes, usa a entrada do edifício como sala de espera, com dimensões muito reduzidas, sendo que “no inverno, é extraordinariamente frio e no verão é extraordinariamente quente”.

Por outro lado, António Topa questionou o ministro sobre “em que fase se encontram os trabalhos para a possível constituição da ULS (Unidade Local de Saúde) de Entre Douro e Vouga”, que abrange os hospitais de Santa Maria da Feira, São João da Madeira e de Oliveira de Azeméis, bem como as unidades de saúde destes concelhos, de Arouca e de Vale de Cambra.