Antigo pescador francês homenageia homem envolvido em resgate na Terra Nova.

2017-09-12 11:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O pescador francês salvo pela tripulação do “Águas Santas” conseguiu encontrar alguns dos homens responsáveis pelo salvamento e São Jacinto foi um dos locais de encontro.

Jean Georgelin, salvo aos 16 anos, em 1959, depois de ter caído ao mar do navio “Colonel Pleven”, quis fazer reconhecimento público da tripulação do navio que o salvou e reencontrou Manuel Bola, hoje com mais de 80 anos, um dos homens que resgatou o náufrago.

A homenagem teve lugar em Viana do Castelo para uma parte da tripulação mas foi na Região de Aveiro que viria a encontrar um de dois homens (Abílio Brandão já faleceu) que desceram no dóri para fazer o salvamento.

O antigo pescador francês integrou a comitiva de uma associação sediada em Saint-Malo que dedicou os últimos anos a pesquisar sobre a tripulação do Águas Santas.

Através de dados fornecidos pelo Museu Marítimo de Ílhavo foi possível encontrar alguns dos pescadores muito embora limitados por questões físicas e de saúde nem todos marcassem presença na sessão de Viana.