Antiga escola em Pardelhas vai dar lugar a Oficina das Artes.

2016-05-06 19:20

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara da Murtosa já tem a concurso a empreitada de transformação da antiga Escola Primária de Pardelhas-Monte em “Oficina das Artes”, um espaço que estará vocacionado para a formação artística dos jovens Murtoseiros, nas áreas da música, do canto, das expressões plásticas, entre outras.

A Escola Primária de Pardelhas-Monte foi construída, na década de 30, do século XX, por subscrição pública, para acolher a instrução primária das crianças dos lugares de Pardelhas e do Monte, tendo funcionado durante mais de 75 anos.

Com a criação, em 2012, do Centro Escolar da Saldida, a escola foi desativada como estabelecimento de ensino do primeiro ciclo e do pré-escolar, potenciando outros usos e funções para o edificado, localizado em pleno centro da vila da Murtosa.

A “Oficina das Artes”, com um orçamento de 420 mil euros, pretende ser um espaço onde as associações locais vocacionadas para a vertente artística possam encontrar “as condições ideais para transmitirem os seus saberes e captarem novos valores, promovendo o acesso dos jovens Murtoseiros à formação artística, independentemente da sua capacidade económica, materializando, desta forma, a aposta clara da Autarquia no apoio à formação artística e desportiva dos jovens, como complemento à sua formação académica”.

O espaço será, assim, cedido às associações que possuem nas suas valências a formação artística, através de um protocolo celebrado com o Município, que plasmará os termos de utilização do edifício.