Anadia: Torres, na freguesia de Vilarinho do Bairro, é Aldeia de Portugal.

2022-09-26 14:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia vai entregar o Certificado “Aldeias de Portugal” à aldeia do lugar de Torres, freguesia de Vilarinho do Bairro, numa cerimónia protocolar que terá lugar, no próximo dia 9 de outubro, pelas 17h00, no decorrer da Festa do Bunho e do Junco.

O Certificado será entregue pelo Município à Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, legítima representante da aldeia de Torres.

A atribuição do Certificado “Aldeias de Portugal” à aldeia de Torres, resulta de uma candidatura apresentada pelo Município de Anadia e pela Freguesia de Vilarinho do Bairro, aprovada no âmbito da Ação 10.3 “Atividades de Cooperação dos GAL”, da Medida nº10 – Leader, do PDR 2020.

A rede “Aldeias de Portugal” pretende ser uma montra das boas práticas no desenvolvimento rural, promovendo a preservação do património, as boas práticas ambientais, a inclusão social, a melhor utilização dos recursos locais, a exploração de novos usos para recursos e técnicas locais, o trabalho em cooperação interna nas aldeias, dentro da rede e também de cooperação internacional para o desenvolvimento rural.

A rede promove a busca de uma identidade rural que complementa o urbano, apostando aí como fator de diferenciação e captação de fluxos e residentes.

De referir ainda que o Município de Anadia deliberou, na sua última reunião de executivo, no passado dia 22 de setembro, atribuir uma verba de 4.000,00€ à Associação Recuperar a Aldeia de Torres, para apoiar a realização da Festa do Bunho e do Junco, no âmbito do Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Cultural.

A Festa do Bunho e do Junco vai decorrer na aldeia de Torres, entre os dias 7 e 9 de outubro.

O evento tem como objetivos divulgar o trabalho artesanal em bunho e junco, realizar atividades performativas relacionadas com as tradições da terra, bem como dar a conhecer o património material e imaterial de Torres.

No recinto da Festa haverá um mercadinho para venda de produtos da terra e produtos artesanais, exposições de utensílios agrícolas, de artesanato, bordados, artesãos a trabalhar ao vivo, jogos tradicionais, animação musical, entre outras atividades.