Anadia recebe estágios olímpicos do Iraque.

2022-07-18 16:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Comité Olímpico Nacional do Iraque escolheu o Município de Anadia para realizar os estágios de preparação dos seus atletas e equipas para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris (França), e de 2028, em Los Angeles (Estados Unidos da América).

A Carta de Intenções foi assinada esta segunda-feira, 18 de julho, no edifício dos Paços do Concelho de Anadia, na presença da presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, e do presidente do Comité Olímpico Nacional do Iraque, Raad Hammoodi Salman.

O documento firmado tem como intuito definir as principais linhas orientadoras no relacionamento entre as duas entidades.

Segundo o documento, o Comité Olimpico iraquiano definiu o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, como um dos seus locais prioritários para a realização de estágios e treinos, dos seus atletas e equipas de alto rendimento, incentivando e apoiando a criação de programas específicos com as suas Federações.

Por sua vez, o Município de Anadia assume como Federações residentes do CAR, as Federações desportivas do Iraque, estabelecendo com elas, as mesmas regras de funcionamento (preços e prioridade) que tem com Federações residentes portuguesas.

Ainda de acordo com o documento assinado, as duas entidades, parceiras, trabalharão em conjunto na criação de ações de formação técnica, nas diversas modalidades desportivas, envolvendo de forma ativa as Federações desportivas portuguesas e iraquianas.

O presidente do Comité Olímpico iraquiano, Raad Hammoodi Salman, espera que destas sinergias resultem “bons resultados” para as duas partes, considerando que “Anadia reúne as condições ideais para a preparação dos próximos ciclos olímpicos das equipas iraquianas”.

Deixou ainda um agradecimento ao Município de Anadia pela abertura e disponibilidade demonstrados para que se pudesse concretizar esta parceria.

Continua a aposta de Anadia no filão dos estágios desportivos e organização de eventos.

Na semana passada, Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, reuniu-se com o presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), Enrico della Casa, e o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, nos Paços do Concelho, em Anadia.

Traçar objetivos a cumprir nos próximos oito anos, no Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, centro satélite europeu do Centro Mundial de Ciclismo da União Ciclista Internacional, foi o principal objetivo desta reunião.

Tendo em conta que, a Câmara Municipal de Anadia, a UEC e a FPC pretendem continuar a trabalhar em conjunto na área desportiva, este encontro serviu para dialogar sobre o melhor modelo de gestão deste centro satélite, localizado em Sangalhos, e para planear eventos futuros a realizar no concelho de Anadia, que reúne todas as condições para acolher grandes iniciativas desportivas, em particular na modalidade do ciclismo.

A UEC, através do seu presidente, já manifestou vontade em realizar, pelo menos, um evento europeu, anualmente, no concelho de Anadia.

Segundo Jorge Sampaio, esta parceria é “uma excelente oportunidade para reforçar a dimensão nacional e internacional do concelho de Anadia”, valorizando-o e promovendo-o, e para fortalecer a aposta que a Câmara Municipal de Anadia tem levado a efeito ao nível do desporto. “A prática de atividade física, nas suas múltiplas expressões, são elementos fundamentais para a formação física e intelectual dos cidadãos, na medida em que contribui para a melhoria da qualidade de vida, assumindo, desta forma, uma dimensão de interesse público”, concluiu o vice-presidente.