Anadia recebe congresso da Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento.

2018-02-22 11:23

Categoria: 

Concelho: 

A Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento (SPDMov) organiza o seu congresso nacional entre os dias 2 e 3 de março, em Anadia, sob o tema “Genética nas Doenças do Movimento”, promovendo um espaço de debate sobre as descobertas genéticas das duas últimas décadas que têm vindo a contribuir para melhorar os conhecimentos sobre as doenças do movimento.

Com as novas técnicas de estudo genético desenvolvidas nos últimos anos têm sido descobertos genes que causam ou que predispõem para algumas das doenças do movimento, o que pode permitir conhecer melhor as causas de algumas dessas doenças e levar ao desenvolvimento de novos tratamentos.

“As doenças do movimento são muito comuns. O tremor essencial é a doença do movimento mais comum e a Doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, depois da Doença de Alzheimer. É natural que estas sejam doenças que suscitem muito interesse junto dos clínicos e cientistas”, afirma Alexandre Mendes, neurologista e presidente da SPDMov e do congresso da sociedade. O especialista realça que “na doença de Parkinson a maioria dos casos é de causa desconhecida e que os casos hereditários não ultrapassam os 10% do total dos doentes”.

A reunião acontece no Hotel Curia Palace, em Anadia, e conta com a partilha de testemunhos de médicos portugueses que estão atualmente a trabalhar fora do país, no Canadá e na Alemanha, por exemplo, e também com a presença do conceituado especialista italiano Vincenzo Bonifati, com reconhecido trabalho na área da genética das Doenças do Movimento.

“Vamos ter oportunidade de assistir a uma palestra sobre o Estado da Arte da área da genética nas doenças do movimento, mas também promover o debate com o Professor Vincenzo, um especialista que sabe muito sobre a área e partilhará connosco o seu conhecimento. O congresso tem um carácter formativo muito forte e isso é muito importante para os neurologistas, internos de neurologia e cientistas que marcarão presença no congresso”, acrescenta Alexandre Mendes.

Doença de Parkinson, distonia, coreia, ataxia, tratamento das doenças do movimento com estimulação cerebral profunda (DBS na sigla inglesa) e doenças do movimento hereditárias na criança são alguns dos temas que estarão em destaque no congresso.