Anadia: Município com inaugurações em dia do ambiente.

2021-06-04 21:56

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia assinala o Dia Mundial do Ambiente, este sábado, 5 de Junho, com a inauguração de três espaços nas Freguesias de Avelãs de Cima, Vila Nova de Monsarros e Sangalhos, num investimento global superior a 250 mil euros.

Os espaços a inaugurar, cujas obras se encontram concluídas, têm como denominador comum a mais-valia ambiental e ainda o facto de resultarem de propostas vencedoras do Orçamento Participativo, designadamente o Centro Interpretativo do Ciclo da Água e da Floresta, em Canelas, Avelãs de Cima; o Moinho de Água integrado no Parque Ecológico de Vila Nova de Monsarros; e o Miradouro de Sangalhos.

O périplo começará em Canelas, pelas 14h30, seguindo-se Vila Nova de Monsarros (na foto), pelas 16h30, e terminará em Sangalhos, às 18h00.

O Centro Interpretativo do Ciclo da Água e da Floresta, localizado na antiga Escola Primária de Anadia, pretende apelar à consciencialização e valorização destes recursos endógenos, pela importância que têm, pelo valor que representam e pelas funções que desempenham. De sublinhar que a água e a floresta, são duas das maiores riquezas do concelho de Anadia.

O Parque Ecológico de Vila Nova de Monsarros é um espaço, junto ao rio da Serra, bem perto do núcleo urbano da povoação, que conta com diversas infraestruturas de recreio e de lazer. Aproveitando a intervenção, a autarquia anadiense complementou aquele espaço com a construção de um Moinho de Água museológico, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo.

O miradouro de Sangalhos está integrado no Ecoparque, junto ao Complexo Desportivo, e tem como “pano de fundo” as serras do Caramulo e do Bussaco. O objetivo é que os visitantes possam usufruir da maravilhosa paisagem que se pode observar no local, constituindo-se assim como mais um atrativo para a freguesia de Sangalhos e para o concelho de Anadia.

De referir ainda que face às restrições existentes, devido à pandemia, não foi possível, à semelhança do que aconteceu no ano passado, realizar a habitual Feira do Ambiente “Anadia + Verde” que tem marcado as comemorações do Dia do Ambiente em Anadia.