Anadia: Município acolheu mais uma sessão sobre reabilitação e valorização ecológica do rio Levira.

2021-07-23 09:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia levou a efeito a segunda sessão de esclarecimento sobre a reabilitação e valorização ecológica do rio Levira.

A sessão decorreu nas instalações da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro perante cerca de duas dezenas de pessoas.

Pretende-se com esta intervenção a reconstrução do potencial biológico das áreas afetadas no rio Levira, de modo a que seja viável a sua reutilização para outros usos ou a sua integração na paisagem de que faz parte.

As ações de restauro a executar têm três tipos de objetivos, ecológico, técnico e paisagístico.

Por um lado, pretende-se a proteção contra os fenómenos erosivos e estabilização do substrato edáfico e a regeneração da sua capacidade produtiva.

É também meta a integração das áreas no ambiente paisagístico circundante e a regeneração dos habitats.

A empreitada, promovida pelos Municípios de Anadia e Oliveira do Bairro, representa um investimento de cerca de 300 mil euros, financiado pelo Fundo Ambiental.

O rio Levira abrange uma área de 929,52 ha, numa extensão total de aproximadamente 23,24 km, percorrendo o concelho de Anadia, numa extensão de 12,55 km, e o concelho de Oliveira do Bairro numa extensão de 10,70 km.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, sublinhou “a importância” desta reabilitação, face ao estado de abandono em que o rio Levira se encontra.

A autarca sublinhou que, apesar da “responsabilidade da limpeza das margens”, de acordo com a lei, ser da “competência dos proprietários confinantes”, o município decidiu avançar para esta intervenção, “à semelhança do que já aconteceu com outras ações noutros cursos de água do concelho, nomeadamente os rios da Serra e do Cértima”.

Os técnicos responsáveis do projeto e da APA deram a conhecer aos proprietários confinantes presentes e outros interessados a intervenção que está a ser realizada e os objetivos.

A iniciativa contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, do Vereador com o Pelouro do Ambiente, Lino Pintado, o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Jorge Pato, o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, Dinis Torres, e dos técnicos da empresa que projetou a intervenção, bem como da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).