Anadia já eliminou mais de mil ninhos de vespa asitática desde 2016.

2019-09-11 16:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia adianta que já eliminou mais de 800 ninhos de vespa asiática em ano e maio.

Balanço à atividade desenvolvida nesta área.

Trata-se de uma autêntica “guerra” contra a vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática, travada pelos municípios.

Desde 2016, altura em que começaram a ser detetados os primeiros ninhos no concelho, até ao presente momento, o número de ninhos destruídos já ultrapassou a barreira do milhar.

Esta “praga” tem registado um aumento significativo, nos últimos dois anos, um pouco por todo o concelho, surgindo nos mais diversos locais, desde árvores a edificações.

No âmbito do “combate” à vespa asiática, o Município viu aprovada uma candidatura apresentada ao eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta” para apoiar a destruição dos ninhos de vespa velutina, pelo valor máximo de 10 mil euros.

Este financiamento visa apoiar os municípios na tarefa de deteção e destruição dos ninhos e colónias de vespa velutina, grande predador de abelhas e de outros insetos.

De referir que, no ano de 2018, o Município de Anadia eliminou 587 ninhos, sendo que no ano em curso, desde janeiro até ao final do mês de agosto, foram já destruídos 264.

A Freguesia de Sangalhos tem sido a mais afetada, seguindo-se as Uniões de Freguesias de Arcos e Mogofores; Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas; e Avelãs de Cima.