Alunos de Oliveira do Bairro em viagem a França.

2017-04-12 18:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Alunos de Oliveira do Bairro estiveram na Bretanha, em França, no âmbito do intercâmbio escolar anual com Lamballe.

No âmbito da geminação entre Oliveira do Bairro e a cidade francesa de Lamballe, celebrada em 1998, 46 alunos do 3.º Ciclo das Escolas EB23, Dr. Fernando Peixinho (Oiã) e Dr. Acácio Azevedo (Oliveira do Bairro), estiveram em França, entre 2 e 8 de abril, em mais uma edição do intercâmbio escolar que tem ligado as duas comunidades desde 1998.

Os jovens portugueses foram acolhidos por alunos, e suas famílias, do Collège Gustave Téry e Collège Sacré-Coeur, da cidade de Lamballe, com quem trabalharam para apresentar à comunidade local espetáculos de música e de dança.

No programa social cumpriram visita ao Mont Saint-Michel, à cidade de Saint-Malo ou Ploumanach. A acompanhar os alunos oliveirenses estiveram cinco professores e ainda dois elementos do Comité de Geminação de Oliveira do Bairro, Elsa Pires, presidente do organismo e Vereadora da Cultura e Educação da Câmara Municipal local, e Manuel Martins, um dos principais responsáveis pelo início desta ligação com Lamballe.

Para a responsável do Comité de Geminação português, “esta foi mais uma jornada de partilha e de criação de laços de afetividade entre jovens e as suas famílias e comunidades, que ano após ano reforçam ainda mais esta relação cada vez mais próxima e fraterna, que temos construído com Lamballe”.

“Estes intercâmbios estão a criar pontes entre comunidades de países diferentes, a aproximar jovens e adultos e a criar amizades que ficarão para a vida, centrando-se no que todos temos em comum, sem deixar de realçar as diferenças que nos enriquecem e com as quais todos aprendemos”, referiu Elsa Pires.