Alunos de Lamballe (França) visitam Oliveira do Bairro ao abrigo de geminação.

2019-04-02 15:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Quarenta e quatro alunos da cidade francesa de Lamballe estão em Oliveira do Bairro, até à próxima 6.ª feira, 5 de abril, no âmbito do 21.º intercâmbio escolar entre as duas cidades geminadas.

Os alunos do Collège Simone Veil e do Collège Sacré-Coeur, da cidade de Lamballe, estão a ser acolhidos pelas famílias dos seus colegas da E.B. Dr. Acácio de Azevedo - Extensão Frei Gil e da E.B. Dr. Fernando Peixinho, retribuindo assim a hospitalidade que receberam em novembro do ano passado, aquando da sua visita a terras da Bretanha.

O programa delineado pelo Comité de Geminação e pela autarquia, para os seis dias da estadia, passa por uma série de atividades e visitas dentro do Concelho de Oliveira do Bairro e da Região Centro.

No Concelho bairradino, os alunos vão passar pela Radiolândia – Museu do Rádio e Núcleo Museológico de “Automóveis Clássicos”, ambos em Bustos, e pelo Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro.

Aveiro, Coimbra e Fátima são os principais locais da região, por onde vai passara a comitiva de Lamballe.

Lília Ana Águas explica que “o programa foi definido tendo em conta o que de melhor temos para oferecer, enquanto Concelho, e a nossa localização privilegiada, que nos coloca em pouco tempo em locais de enorme importância cultural e turística, a nível nacional e internacional”.

“Tal como os nossos jovens ficam a conhecer a Região da Bretanha quando visitam Lamballe, quisemos que os nossos amigos franceses levassem consigo um pouco da Região Centro de Portugal, incluindo novos locais e atividades, de acordo com aquilo que são também os seus desejos e preferências”, acrescentou a Presidente do Comité de Geminação português.

Para além das visitas turísticas, os alunos de ambos os países estão envolvidos em várias atividades de âmbito escolar, que culminam na 5.ª feira, 4 de abril, às 19h00, com um espetáculo a realizar no Quartel das Artes, em Oliveira do Bairro.