Alunos de Escolas da região passam dia no Regimento de Infantaria.

2019-10-16 12:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Regimento de Infantaria nº 10 do Exército Português, em Aveiro, recebe esta quinta, dia 17 de outubro, 46 alunos de três escolas dos municípios de Aveiro, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga, no âmbito da Iniciativa “Alista-te por um dia”, promovida pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Entre as 9h45 e as 16h00, os jovens conhecem as instalações militares e visitam o “Espaço Memória”, assistem a uma apresentação sobre a evolução da Bandeira Nacional e do Hino Nacional, assim como a demonstrações de atividades militares, onde têm oportunidade de se camuflar, fazer um percurso numa viatura militar, desafiar-se na pista de obstáculos e contactar com algum material militar, entre outras atividades.

O dia fica ainda marcado com as cerimónias de hastear e arriar da bandeira nacional.

Esta atividade insere-se num programa iniciado no dia 10 de outubro, no âmbito das celebrações dos 30 anos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), com diferentes atividades das Forças Armadas, a decorrer até 18 de outubro.

A iniciativa “Alista-te por um dia” vai levar, durante este período, cerca de 100 alunos dos diferentes municípios do concelho de Aveiro, a unidades do Exército e da Força Aérea, com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.

A iniciativa “Alista-te por um dia” visa transmitir aos jovens do 4º ano do Ensino Básico os valores da instituição militar e da cidadania, dando a conhecer, de forma dinâmica e apelativa, as atividades mais representativas das Forças Armadas Portuguesas, através de um plano de visitas a unidades militares dos três Ramos das Forças Armadas.

Esta é uma atividade integrada no Programa de Divulgação das Forças Armadas, inserida numa grande Linha de Ação expressa na Diretiva Estratégica do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas para os anos 2018/2021, a qual define, como pretensão, “dignificar o papel das Forças Armadas na Sociedade Portuguesa, promovendo uma imagem credível, mais próxima dos cidadãos e mais aberta à sociedade”.