Alunos de Aveiro preparam debate sobre migrações que vai ocorrer em Bruxelas.

2016-03-03 20:37

Categoria: 

Concelho: 

Alunos do Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, do distrito de Aveiro, preparam uma viagem a Bruxelas no final do mês de Março para debate sobre migração na Europa. Entre os dias 17 e 19 de março, em Bruxelas, o Comité Económico e Social Europeu organiza um debate com jovens europeus subordinado ao tema «A tua Europa, a tua voz». O evento tem lugar pelo sétimo ano consecutivo para assegurar que os pontos de vista, as experiências e as ideias dos jovens são tidos em conta na elaboração das políticas da UE.

Para este debate em Bruxelas, foram selecionadas trinta e três escolas secundárias de entre mais de 400 candidaturas provenientes dos 28 Estados-Membros da UE e, pela primeira vez, dos cinco países candidatos à adesão (Albânia, Turquia, Montenegro, Sérvia e antiga República jugoslava da Macedónia).

Na sua candidatura, o Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, do distrito de Aveiro, justificou a decisão com a aposta na diversidade cultural. “Somos uma comunidade plural que integra diferentes nacionalidades e culturas. Temos uma voz para se fazer ouvir na defesa da pluralidade e respeito pela diversidade”.

Já esta sexta, Mário Soares, membro do Comité Económico e Social Europeu, visitará o Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe para preparar a delegação de alunos do ensino secundário que participará no evento.

Nesta visita preparatória, Mário Soares trabalhará com três alunos e um professor para preparar o evento que este ano será dedicado ao tema da migração na Europa. Fará uma apresentação sobre as atividades do Comité e o seu papel como porta-voz da sociedade civil na Europa, dando-lhes orientações para participarem no debate.