Alunos de Albergaria exercitam mente para aumentar bem-estar.

2022-11-15 15:13

Categoria: 

Concelho: 

Até ao final de novembro, perto de 700 crianças da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo, da rede pública, do Município de Albergaria-a-Velha, participam nas sessões “Brain Gym: movimentando-se para o sucesso”.

Estas ações são desenvolvidas sob a orientação de uma psicóloga, durante meia hora, e visam facilitar a aprendizagem e o bem-estar geral da criança através de exercícios de movimento corporal que envolvem os braços, as pernas, as mãos e o rosto.

O “Brain Gym” integra o Plano Municipal para o Sucesso Escolar “Encontros com a Educação: Todos Pelo Sucesso”.

A atividade é a adaptação de uma prática desenvolvida em Halmstad, na Suécia, cidade parceira de Albergaria-a-Velha no “On Board”, a rede de transferência europeia na área da Educação na qual o Município participou.

A técnica de Brain Gym engloba um conjunto de movimentos corporais, organizados numa sequência repetitiva de algumas atividades, cada qual com a duração aproximada de um minuto.

Vários estudos concluem que a realização destes movimentos permite a otimização dos processos de assimilação, armazenamento e evocação cognitivos, necessários na dinâmica de ensino e aprendizagem.

A primeira edição do “Brain Gym”, que decorreu no ano letivo 2021/2022, obteve, segundo a autarquia, “uma resposta bastante positiva por parte das crianças, educadoras e docentes, pelo que o Município decidiu dar continuidade ao projeto que contribui para o bem-estar geral dos mais novos”.