Alunos da UA distinguidos com bolsas de mérito desportivo.

2016-11-07 13:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Um total de 101 bolsas de mérito desportivo, correspondendo a 33.339,90 euros, foram anunciadas pela Universidade de Aveiro (UA) na Gala do Desporto, organizada pela Associação Académica da UA, que decorreu este domingo, no auditório da Reitoria.

A atribuição das bolsas de mérito desportivo pressupõe a inscrição a tempo integral e também a obtenção de aproveitamento escolar. No conjunto das bolsas, estão abrangidas 18 modalidades e o valor varia de acordo com os resultados desportivos alcançados, na época 2015/2016, nas Universíadas, Campeonatos Mundiais Universitários, Campeonatos Europeus Universitários e nos Campeonatos Nacionais Universitários.

No conjunto das 101 bolsas, destacam-se o número mais elevado de atletas de andebol masculino e feminino, 23, de basquetebol masculino e feminino, 15, os 16 de futebol de praia (masculino e feminino) e os 10 praticantes de atletismo.

No caso das Universíadas, dos Campeonatos Mundiais Universitários ou dos Campeonatos Europeus Universitários, os estudantes desportistas que se distingam recebem a totalidade do valor da propina. Na época transata, não se registou nenhuma destas situações. Já nos Campeonatos Nacionais Universitários, os estudantes que alcancem o primeiro, o segundo ou o terceiro lugar recebem, respetivamente, uma bolsa no valor de 50, 30 ou 15 por cento do valor integral da propina.

A participação nos Jogos Olímpicos (com bolsa de valor equivalente a 1,5 vezes o valor da propina), em Campeonatos do Mundo (valor da propina) ou da Europa (80 por cento do valor da propina) ou a representação do país com as cores da seleção portuguesa (50 por cento do valor da propina) em competições oficiais vale também aos estudantes o reconhecimento pelo regulamento. Da mesma forma, ser campeão nacional em alguma das modalidades federadas passa a significar que o estudante recebe 30 por cento do valor da propina.