Aluno croata em Doutoramento na UA garante bolsa da fundação La Caixa.

2023-03-22 10:40

Categoria: 

Concelho: 

Antun Jelinčić, aluno de doutoramento em Ciências e Engenharia do Ambiente do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, ganhou uma das bolsas de doutoramento da fundação La Caixa.

É um dos 13 investigadores que vão desenvolver os seus projetos em Portugal a par de 92 em Espanha que garantiram uma das 65 bolsas concedidas no âmbito do programa de Doutoramento INPhINIT e 40 bolsas do programa de Pós-doutoramento Junior Leader.

A investigação deste aluno do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro aborda a ecologia vegetal e a edafologia, e a maior parte da sua investigação baseia-se na botânica, nutrição e fisiologia das plantas, e química do solo.

Qualquer que seja o seu objeto de estudo, este croata tende a vê-lo da perspetiva do ecossistema completo, com todos os seus componentes, e considera que atualmente os métodos e abordagens de investigação da ecologia funcional são os mais apropriados para compreender o desenvolvimento e funcionamento dos ecossistemas.

Estuda tanto ecossistemas naturais, como agrícolas e um dos seus principais objetivos é sempre compreender em pormenor o ciclo de nutrientes dos ecossistemas.

Revela interesse no estudo das interações tróficas.

A Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI, atribuiu 13 novas bolsas de doutoramento e pós-doutoramento a “investigadores de excelência” em Portugal.

As bolsas também irão beneficiar 92 investigadores que desenvolverão os seus projetos em Espanha.

Para além de lhes proporcionarem salários competitivos, estes concursos oferecem formação transversal.

“Financiar a ciência e a tecnologia é fundamental para que o conhecimento humano não pare, para poder ir mais além e propor novas soluções para velhos problemas ou novos desafios. O futuro que aí vem está nas mãos de pessoas como estes bolseiros, pessoas com um enorme potencial como agentes de mudança, cocriadores de um futuro em que a longa lista de desafios globais existentes se torne cada vez mais curta”, referiu a diretora-geral adjunta da Fundação ”la Caixa”, Elisa Durán, durante a cerimónia de entrega das bolsas no Museu da Ciência – CosmoCaixa, em Barcelona.

No total, a Fundação ”la Caixa” mobilizará 20,2 milhões de euros para apoiar estes bolseiros de doutoramento e pós-doutoramento.

Ambos os programas foram cofinanciados pela Comissão Europeia através das Ações Marie Skłodowska-Curie COFUND, no âmbito do programa Horizonte 2020.