Aluna do IDL conquista 1.º lugar no Concurso Literário 'Uma Aventura 2021'.

2021-07-06 16:54

Categoria: 

Concelho: 

Ana Patrícia Santos, aluna do 7.º ano no Instituto Duarte de Lemos, venceu a categoria de 'crítica', dirigida a alunos do 3.º Ciclo, do Concurso 'Uma Aventura Literária 2021', promovido pela Editorial Caminho, com uma recensão de 'O Ano da Peste Negra', de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Anualmente a editora realiza o certame a que concorrem milhares de alunos de escolas portuguesas de todo o mundo. Este ano foram 11 600 trabalhos, entre os quais se destacou a aluna do Instituto Duarte Lemos, distinguida pela “forma criativa como relacionou a Covid 19 com a Peste Negra”.

Como prémio, a Ana Patrícia poderá escolher um livro que apresentará aos colegas no próximo ano letivo. Refere Ana Cláudia Henriques, professora da aluna, que “estes concursos são de extrema importância, pois dão sentido ao trabalho de escrita que é feito em aula".

A Patrícia é já a terceira aluna do IDL a receber um prémio literário, depois de também no letivo anterior Beatriz Felizardo ter conquistado igualmente o primeiro prémio na categoria de 'crítica', sendo o aluno Sérgio Matos distinguido com uma menção honrosa.

Além disso, também este ano, a escola qualificou-se para publicação, em livro, de um conto num Concurso promovido pela Associação de Professores de Filosofia.

"Há todo um trabalho cooperativo e de investimento nos alunos que permite que os professores possam sonhar com a possibilidade de criar uma tradição de escrita que é reconhecida fora dos muros do colégio. Quem sabe se não estamos já a formar o nosso próximo grande escritor? (...) por agora, resta-nos estar com muita atenção pois, em breve, o texto original que a Patrícia levou a concurso será publicado nas páginas finais de um dos livros da coleção 'Uma Aventura'".