Altice Labs celebra 6º aniversário com janela aberta para o futuro da saúde.

2022-05-23 09:30

Categoria: 

Concelho: 

A Altice Labs celebra no próximo dia 31 de Maio o 6º aniversário e aproveita a data para apresenta projetos candidatados às Agendas Mobilizadoras do PRR.

Sob o lema “Bem-estar e saúde digital”, a comemoração deste ano contará com a apresentação de novos projetos de investigação e desenvolvimento centrados na área das plataformas e aplicações digitais de suporte à saúde e ao bem-estar.

Haverá demonstrações com soluções Altice Labs (Medigraf: será exemplificado o serviço de teleconsulta; App SmartAL Business: controlo de vitais por via de vários dispositivos; SmartAL Care2You: sistema de orientação e localização geográfica para idosos e famílias; Serviço RobotCare : assistência em casa para doentes com problemas de mobilidade e cirurgia com recurso à rede 5G instalada na Fundação Champalimaud).

No projeto dedicado à rede 5G será feito acompanhamento de uma cirurgia com a presença de Pedro Gouveia, em Aveiro, que vai interagir com um colega no bloco cirúrgico da Fundação Champalimaud.

No âmbito das recentes candidaturas ao PRR, mais especificamente na componente Alianças e Agendas mobilizadoras para a reindustrialização, a Altice Labs revela que integra 3 dos consórcios mais relevantes que apresentaram projetos na área da Saúde.

Destaca o Digital Diabetes que integra sistemas de recolha de dados dos biossensores de nanotecnologia e ferramentas de machine learning e inteligência artificial capazes de transformar os dados recolhidos em diagnósticos precoces; Health Cluster com a criação de um grande repositório de dados de saúde, que suportará a inovação em saúde e o posicionamento de Portugal como estratégico para a realização de ensaios clínicos e o Data4Life dedicado à unificação de dados de saúde que permite construir um modelo dinâmico de paciente digital.

Haverá, ainda, demonstração de projetos associados a têxteis sensorizados (medem sinais vitais de forma não invasiva) e aplicações que promovem a estimulação motoras das crianças.

O centro de inovação da Altice Portugal está em Aveiro tendo sucedido à PT Inovação e herda uma história iniciada em 1950.

Assinala o 6. º Aniversário com apresentação de projetos que mobilizam os seus cerca de 700 profissionais altamente qualificados na investigação e desenvolvimento de soluções avançadas de telecomunicações e sistemas de informação.

Para além de Centro de Inovação do Grupo Altice, é também uma referência no mercado global com produtos e soluções utilizadas em 60 países, nos cinco continentes, beneficiando mais de 300 milhões de pessoas.

O trabalho tem sido distinguido no radar de inovação da Comissão Europeia (20 projetos) e mantém-se como âncora do cluster das novas tecnologias da região de Aveiro.