Alta Comissária para as Migrações esteve hoje na UA.

2022-02-23 18:07

Categoria: 

Concelho: 

Sónia Pereira, Alta-Comissária para as Migrações, visitou hoje o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) instalado na Universidade de Aveiro (UA).

Recebida pelo Reitor Paulo Jorge Ferreira e pelo Vice-reitor Jorge Adelino, esta foi a primeira visita da responsável à UA depois de ter assumido o cargo.

O CLAIM da UA “é um dos nossos centros locais em instituições de ensino superior e foi muito importante vir aqui perceber quais são as questões que este Centro trata e quais são os principais desafios que ainda enfrenta para podermos continuar a aprofundar a nossa relação e a trabalhar em conjunto”, apontou Sónia Pereira.

Durante reunião com os responsáveis da UA, Sónia Pereira quis conhecer a realidade dos estudantes internacionais que procuram a UA para realizarem os seus estudos superiores nos diferentes ciclos e as respostas que o CLAIM teve de desenvolver ao longo do tempo para poder responder às necessidades dos alunos.

“Também abordámos uma questão que é crucial, e na qual temos estado a trabalhar, e que tem a ver com o reconhecimento de graus obtidos no estrangeiro. A UA tem um papel muito importante nesse aspeto e é crucial criarmos condições para a integração qualificada e para aproveitarmos os recursos humanos que procuram o nosso país para viver e trabalhar e que podem contribuir para o respetivo crescimento e desenvolvimento”, apontou Sónia Pereira.

Sónia Pereira colocou ainda em cima da mesa a vontade em que se agilizem os mecanismos que permitam o reconhecimento mais célere dos graus obtidos no estrangeiro, de forma a que seja facilitada a integração de imigrantes altamente qualificados. “As universidades têm um papel fundamental nesse processo e nós estamos disponíveis para trabalhar com as elas também para esse fim”, apontou a responsável.

Inaugurado em 2019, o CLAIM da UA foi o primeiro a surgir numa universidade portuguesa e tem como principais objetivos o apoio institucional, a promoção da integração e a criação de condições para que o acolhimento no nosso país ocorra da melhor forma possível para todos aqueles que estudam, investigam ou trabalham na UA.

Este centro visa também minimizar qualquer dificuldade que possa surgir no processo de regularização no país, oferecendo apoio especializado prestado por técnicos habilitados, em áreas como o ensino, acesso aos serviços públicos, alojamento, questões relacionadas com o dia-a-dia, entre outras.

O CLAIM da UA, que resulta de uma parceria com o Alta Comissariado para as Migrações, faz parte da rede CLAIM nacional, da qual constam cerca de uma centena de centros locais e nacionais que desenvolvem trabalho na área das migrações.