All4Integrity anuncia Pedro Abrunhosa como Diretor da 4ª Edição do Prémio Tágides.

2024-05-13 10:50

Categoria: 

Concelho: 

A Associação All4Integrity anuncia Pedro Abrunhosa como Diretor da 4ª Edição do Prémio Tágides.

Este é o prémio que distingue pessoas que inspiram no combate à corrupção e que será lançado a 10 de junho.

Pedro Abrunhosa, músico e compositor português, iniciou a sua formação musical no Conservatório.

Ensinou contrabaixo na escola do Hot Club de Lisboa, fundou a Escola de Jazz do Porto, a “Cool Jazz Orchestra”, a “Máquina do Som” e os “Bandemónio”, grupo integralmente constituído por alunos seus.

Em 1994, lançou o seu primeiro álbum, intitulado “Viagens”, que misturava rock com influências de jazz.

É uma das vozes de combate à corrupção no país.

O “Prémio Tágides: pessoas que inspiram no combate à corrupção” foi criado em 2021 e é promovido anualmente de forma a identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas de pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e prevenção e luta contra a corrupção em Portugal, em várias áreas da sociedade.

É reconhecida a necessidade de envolver a sociedade civil portuguesa na prevenção e combate à corrupção que surge este Prémio.

O Prémio Tágides é constituído por seis categorias – Iniciativa Jovem, Iniciativa Local, Iniciativa Política, Iniciativa Empresarial, Iniciativa Portugal no Mundo, Projeto de Investigação, Projeto da Sociedade Civil – e composto por um Júri de 42 elementos.

Figuras como o Comendador Rui Nabeiro, Joana Marques Vidal, Maria José Morgado, Helena Roseta, Eduardo Figueiredo, João Cravinho, José António Cerejo, Luís Rosa, Whistleblower Software ApS, Filipe Teles, Miguel Poiares Maduro, João Crisóstomo, Carla Castelo, António Maia e Arlindo Consolado Marques já foram distinuidos em edições anteriores.

All4Integrity.org é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André Corrêa d’Almeida, da Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção.

All4Integrity tornou-se na primeira Associação, e rede global portuguesa, para a promoção de uma cultura de integridade no país e existe para ajudar Portugal a tornar-se numa referência mundial no combate à corrupção e crimes conexos.

Criou o programa RedEscolas AntiCorrupção, a iniciativa Tech4Integrity que desenvolve a investigação científica e soluções aplicadas à inovação e integridade do sistema público-privado em Portugal; a Academia com a criação de uma nova geração de programas de formação no campo da Integridade Organizacional e, mais recentemente, a Rádio Integridade+, rúbrica semanal, já no ar em 16 rádios locais e também no Spotify, que traz à conversa convidados(as) o tema específico do combate e da prevenção da corrupção.

A Terra Nova integra esse rede de difusão nacional.