Albergaria-a-Velha: Plano Municipal de Ação Climática em consulta pública.

2023-12-15 09:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha apresenta o Plano Municipal de Ação Climática.

São 9 meses de trabalho em linha de continuidade relativamente ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município nos últimos anos, no âmbito da Estratégia de Sustentabilidade Albergaria-a-Verde, em diversos projetos de desenvolvimento sustentável local.

O projeto percorreu diversas fases de diagnóstico e reflexão e contou com a participação dos atores locais antes de identificar políticas e medidas de Mitigação e de Adaptação às Alterações Climáticas.

Este é considerado “importante instrumento de planeamento integrado de Ação Climática local, que resulta numa estratégia para a operacionalização de intervenções a curto, médio e longo prazo (até 2050) coerentes com objetivos e metas internacionais e nacionais de Ação Climática”.

Pretende-se promover a redução da emissão de gases com efeito de estufa- GEE, a redução da pobreza energética e o alcançar da neutralidade climática.

No dia 12 de dezembro decorreu uma sessão de trabalho e auscultação de um conjunto alargado de entidades públicas, privadas e associativas, que prestaram contributos para concretização dos objetivos estratégicos do PMAC de Albergaria-a-Velha.

Criar um território resiliente; Promover o desenvolvimento económico; Promover a consciencialização e o envolvimento da comunidade; Melhorar e promover a resiliência climática do património natural e cultural e Promover a utilização de energias renováveis, a eficiência energética e a mobilidade sustentável são pilares da ação.

Encontram-se disponibilizados para consulta até ao dia 29 de dezembro na página eletrónica do Município o Sumário Executivo e as Fichas de Projeto.