Albergaria-a-Velha: Município organiza Semana do Empreendedorismo.

2023-05-12 19:00

Categoria: 

Concelho: 

De 13 a 20 de maio, o Município de Albergaria-a-Velha organiza a Semana do Empreendedorismo, que se traduz num conjunto de eventos que promovem e valorizam o espírito de iniciativa e a capacidade de criar novas ideias e projetos em qualquer idade.

Estas iniciativas integram a Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico de Albergaria-a-Velha – “Albergaria 2030”.

No âmbito da Academia Empreende+, o Mercado Municipal – A Praça vai ser palco de duas Mostras de Empreendedorismo Júnior com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030 das Nações Unidas.

Na manhã de 13 de maio, na mostra “F@z e Acontece”, os estudantes do 2.º ciclo apresentam os projetos de empreendedorismo social, desenvolvidos em parceria com instituições locais, que visam encontrar soluções geradoras de mais-valias para as necessidades identificadas.

Já a 20 de maio, entre as 9h e as 13h, é a vez das crianças do 1.º ciclo partilharem os jogos lúdicos ou vídeos de sensibilização que realizaram ao longo do ano “No Palco Com O Gaspar”.

A apresentação dos projetos finalistas dos Concursos de Ideias Desafi@te (3.º Ciclo) e #Faz O Teu Futuro (Ensino Secundário e Profissional) também decorrem na Semana do Empreendedorismo nas tardes de 16 e 19 de maio, respetivamente.

No palco do Cineteatro Alba, os estudantes apresentam o seu projeto original perante um júri exigente, à procura de ideias inovadoras e “fora da caixa”.

Ainda para o público escolar, no dia 18 de maio, a partir das 9h, vão ser desenvolvidas várias sessões TECH@SCHOOL nas escolas, dirigidas a alunos do 9.º ano.

Para o público em geral, nomeadamente empreendedores, empresários e pessoas com interesse na temática do empreendedorismo, realiza-se a 14 de maio, às 9h, uma sessão ativa de ‘networking’, materializada numa caminhada pela Pateira de Frossos.

Já no dia 17 de maio, pelas 18h, o Município de Albergaria-a-Velha apresenta a Rede de Embaixadores Empresariais na Biblioteca Municipal, que visa a constituição de um grupo de representantes do tecido empresarial, que promova as empresas e as atividades económicas no contexto regional, nacional e internacional.

Através da Rede de Embaixadores Empresariais pretende-se evidenciar, mostrar e dar visibilidade ao que melhor se faz em Albergaria-a-Velha no contexto económico e industrial e a sua força e capacidade empreendedora, de forma a promover o território, a captação de investimento e de talento humano.

Os autores João Carlos dos Santos e Hugo Miguel Carvalho vão estar no Mercado Municipal para apresentar “Corporator – como evitar os principais erros de gestão” no dia 20 de maio, pelas 16h. O livro pretende adicionar uma perspetiva nova e prática à riqueza de conhecimento disponível sobre como ser um empreendedor, recorrendo a exemplos práticos dos autores, que aprenderam com os seus próprios erros.

O projeto INOV@IERA - Inovação no Apoio ao Empreendedorismo na Região de Aveiro, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Universidade de Aveiro e a AIDA CCI -Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, em parceria com os Municípios da Região de Aveiro, marca presença na Semana do Empreendedorismo com três iniciativas. No dia 15 de maio, a partir das 14h, têm lugar as Jornadas Empresariais de Inovação, na Incubadora de Empresas, com o tema “Empreender Negócios com Sucesso”. Neste evento, destaca-se a intervenção de Pedro Martins Pereira, fundador da Larus Design Urbano. No mesmo local, às 18h, decorrerá o Encontro de Mentores, uma ação que pretende estimular a partilha de conhecimento e experiência por parte de especialistas externos em diversas áreas, com vista a apoiar os jovens empreendedores a desenvolverem os seus projetos e ideias de negócio.

No dia 17 de maio, às 16h, na Biblioteca Municipal, será dinamizada a “IERA Sharing, à conversa com…”, sendo o orador convidado Jorge Ferreira, CEO da Palbit.