Albergaria-a-Velha lança projeto de combate à obesidade infantil.

2015-01-28 15:22

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha lança um projeto de combate à obesidade infantil. Manifesta preocupação pelo aumento da obesidade infantil nos últimos tempos devido a mudanças nos hábitos alimentares e ao aumento do sedentarismo. A ação denominada “(+) Exercício (-) Obesidade” visa identificar as situações de excesso de peso e obesidade; promover e incentivar a prática de atividades físicas e desportivas regulares; contribuir para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e ajudar na melhoria dos níveis de saúde e qualidade de vida.

De acordo com um estudo efetuado no ano letivo 2009/2010, no Concelho, 38% das crianças do primeiro ciclo já apresentavam excesso de peso ou obesidade.

O projeto prevê “avaliação do peso, altura, índice de massa corporal e percentagem de gordura das crianças (a ser realizada por professores de desporto nas aulas de Expressão Motora)”; Identificação dos hábitos de prática de atividade física, através de um inquérito, a ser preenchido pelos pais/ encarregados de educação; Comunicação dos resultados do estudo às unidades de saúde locais, aos agrupamentos de escolas, educadoras e professores; Encaminhamento dos alunos com excesso de peso e obesos para os Centros Municipais de Marcha e Corrida, para acompanhamento e monitorização e realização de uma Caminhada pela Saúde em simultâneo nos Agrupamentos de Escolas do Município no dia 7 de abril.