Albergaria-a-Velha implementa projeto de programação e robótica para estudantes do 1.º ao 3.º Ciclo.

2020-06-16 21:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha implementa projeto de programação e robótica para estudantes do 1.º ao 3.º Ciclo.

No âmbito do instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, o Município de Albergaria-a-Velha vai implementar projetos de promoção da robótica e do pensamento computacional no 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico da rede pública e privada do Concelho.

O orçamento global do projeto, com a duração de três anos, é de 184 mil euros e o Município, como investidor social, participa com uma verba de 55 mil euros.

As linhas orientadoras do projeto visam fomentar o interesse das crianças e jovens pela ciência e tecnologia com o recurso a metodologias diversificadas.

Nas turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo, vão ser desenvolvidas sessões Scratch4all, uma linguagem de programação especialmente concebida para os mais novos, que fomenta a aprendizagem de conceitos matemáticos e computacionais através da criação de histórias animadas, jogos e outros programas interativos.

As aulas serão desenvolvidas por uma profissional da área, contratada especificamente para o projeto. Nas turmas do 2.º e 3.º Ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Albergaria-a-Velha, Branca e Colégio de Albergaria, vão ser criados Laboratórios de Programação e Robótica, onde os alunos e as alunas terão a oportunidade de realizar as suas próprias experiências, explorando as potencialidades de áreas tão diversas como as tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Durante os três anos, a Câmara Municipal vai promover a articulação com as empresas do Concelho por forma a garantir a integração do tecido empresarial como padrinhos das turmas e laboratórios, em coresponsabilização com a Autarquia, que permita a continuidade e sustentabilidade futura do projeto.

O Parcerias para o Impacto tem como objetivo financiar a criação, desenvolvimento ou crescimento de projetos de inovação social, em formato de cofinanciamento com investidores sociais, estimulando a filantropia de impacto e contribuindo para um modelo de financiamento mais estável, eficaz e duradouro.

No caso do projeto de Albergaria-a-Velha, os promotores são o CASPAE- Centro de Apoio Social e a Inova-Ria – Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro.