Albergaria-a-Velha capacita voluntários para acompanhar pessoas idosas em isolamento social.

2019-10-24 09:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha capacita voluntários para acompanhar pessoas idosas em isolamento social.

A autarquia está a desenvolver, até inícios de novembro, a ação de capacitação Gerações Solidárias que tem por objetivo habilitar voluntários no acompanhamento a pessoas idosas, melhorando a compreensão das alterações associadas ao processo de envelhecimento e a atuação junto desta população.

Na ação participam 17 elementos do Banco Local de Voluntariado de Albergaria-a-Velha, divididos em dois grupos.

Ao longo das ações são abordadas temáticas como o enquadramento jurídico do voluntariado; aspetos biopsicossociais decorrentes do processo de envelhecimento; patologias associadas ao processo de envelhecimento; violência contra a pessoa idosa e dinâmicas para pessoas idosas.

Além destes conteúdos, as pessoas participantes são convidadas a partilhar a sua experiência, dificuldades encontradas e aspetos positivos do exercício do voluntariado.

O projeto Gerações Solidárias engloba visitas domiciliárias semanais, realizadas por voluntários que se disponibilizam a acompanhar pessoas idosas em situação de isolamento social.

Nessas visitas, podem ajudar em pequenas tarefas quotidianas, dinamizar jogos ou fazer simplesmente companhia a quem não tem ou vive longe da família.