Albergaria-a-Velha: Biblioteca Municipal expõe retratos de mulheres famosas em folhas de árvore.

2017-12-29 11:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha inaugura a 5 de janeiro, pelas 18h00, a exposição Portugal no Feminino: Retratos de Mulheres Notáveis em Folhas de Árvores de Sérgio Carvalho.

Ao longo de 15 quadros, o artista natural de Marinha Grande presta homenagem a mulheres portuguesas que se distinguiram em diferentes áreas da sociedade, da poesia à arte, da política ao teatro. Recorrendo a folhas secas, das mais diversas formas e cores, Sérgio Carvalho constrói retratos em diversas camadas. “Numa nova constelação, numa renovada floresta de cores, resgata-se do esquecimento os rostos de grandes individualidades femininas portuguesas, imortalizam-se numa manta de retalhos que antes alimentou os tenros ramos arbóreos”, explica.  

Natália Correia, Florbela Espanca, Maria Vieira da Silva, Maria de Lurdes Pintassilgo, Sophia de Mello Breyner Andersen, Amália Rodrigues e Amélia Rey Colaço são algumas das personalidades, cujos rostos ganham vida num delicado jogo de desenho e colagem.

Sérgio Carvalho nasceu em 1977 e é licenciado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha, com um mestrado em Ensino de Artes Visuais pela Universidade de Aveiro. Além das artes plásticas, é autor de banda desenhada e realiza curtasmetragens. Sérgio Carvalho tem sido distinguido com vários prémios ao longo dos anos, destacando-se o 1.º prémio para Melhor História aos Quadradinhos no Concurso de BD Vírus – Vilões, Vilanias e Outras Ironias, em Leiria, e o prémio Melhor Curta-metragem Portuguesa no Festival Premios Latino, em Espanha. O seu filme de animação Zona de Banhos foi exibido em vários festivais de cinema em Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Sérvia, Brasil, Nicarágua, Estados Unidos e Índia.