Albergaria recebe encontro da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

2017-05-16 14:57

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha recebe, esta quarta, os membros fundadores da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

As 37 instituições que constituem a Federação, entre elas três dezenas de autarquias, reúnem-se nos Paços do Município pelas 11h00, para discutir os estatutos da instituição. Após o almoço, os participantes visitam o Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa.

A primeira reunião da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago ocorreu em 26 de abril, em Vila Pouca de Aguiar, Município que preside à Federação Europeia dos Caminhos de Santiago.

As instituições que pretendem constituir a Federação comprometem-se a proceder ao levantamento e reconhecimento do percurso no seu território, com base em fontes históricas e científicas; em definir pontos de interesse para turismo e infraestruturas de alojamento e restauração; em identificar escolas e edifícios passíveis de reconversão em albergues; e proceder à limpeza e marcação do Caminho de Santiago.

O Município de Albergaria-a-Velha é atravessado pelo Caminho Português, no sentido sul-norte. Há mais de dois anos a Autarquia inaugurou o Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa, uma estrutura de apoio que tem vindo a ganhar importância, e assinalou o trajeto em todo o Concelho.

Os Caminhos de Santiago estão classificados como Património da Humanidade pela UNESCO, em Espanha e França. Em Portugal detêm o estatuto de Itinerário Cultural Europeu.