Albergaria recebe distinção pelas políticas de Igualdade de Género.

2022-10-21 09:45

Categoria: 

Concelho: 

As boas práticas locais na integração da dimensão Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação do Município de Albergaria-a-Velha foram distinguidas com a Menção Honrosa do 6º “Prémio Viver em Igualdade”, biénio 2022-2023.

A cerimónia que distinguiu o trabalho de 34 autarquias decorreu no Teatro Jordão, em Guimarães, e contou com a presença da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e a Presidente da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Sandra Ribeiro.

Na próxima segunda-feira, 24, data em que se assinala o Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Albergaria-a-Velha apresentará publicamente o Diagnóstico Local de Género e Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação, às 16h, no Salão Nobre dos Paços do Município.

Desde 2014, o Município de Albergaria-a-Velha tem vindo a desenvolver ações no domínio da igualdade, cidadania e não descriminação.

Destacam-se a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e o Município, a execução de um workshop sobre a elaboração de Planos Municipais para a Igualdade de Género e a dinamização de uma ação de formação para colaboradores municipais sobre a mesma temática.

Quinzenalmente, o Município publica a newsletter interna “Igualdade de Género e Não Discriminação”, onde aborda diferentes temáticas que envolvem as desigualdades ainda presentes na sociedade, no local de trabalho e na prestação de serviço público. Adicionalmente promove uma campanha de sensibilização na página do Município na rede social Facebook.

O Prémio “Viver em Igualdade” é uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual.

Tem como objetivo distinguir e reconhecer Autarquias com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, a nível interno e no âmbito do território, enquanto agentes de desenvolvimento e entidades privilegiadas para a concretização de ações e medidas que permitam a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da ENIND e dos Planos Nacionais de Ação.