Albergaria: Quinta do Torreão acolhe Festival Pão de Portugal.

2023-05-18 10:31

Categoria: 

Concelho: 

O Festival Pão de Portugal está de volta à Quinta da Boa Vista (Torreão) para celebrar os pães portugueses, ao longo de três dias.

Albergaria-a-Velha, apelidada como a capital do pão de Portugal, recebe de 2 a 4 de junho, a 10ª edição deste evento, que contará com diversos produtores de pão de todo o país, num total de cerca de 70 variedades.

Queijos, enchidos, compotas e uma série de produtos complementares, não faltarão.

Será ainda possível experimentar alternativas mais saudáveis, nomeadamente pão produzido com recurso a fermentos naturais e pão artesanal de fermentação lenta.

Este ano, o Festival irá disponibilizar aos produtores dois fornos a lenha que permitirão cozer o pão de forma tradicional, possibilitando a utilização de técnicas de confeção mais rústicas, conferindo ao pão um sabor mais artesanal.

Estes dois fornos serão ainda utilizados para a realização de uma ação solidária levada a cabo pela autarquia, ou seja, durante os três dias do Festival será confecionado e distribuído pão pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Albergaria-a-Velha.

Como é habitual, o recinto estará dividido em cinco espaços distintos – expositores de pão e produtos complementares; restauração; padaria; showcooking e zona de espetáculos.

O Festival vai contar com cinco workshops e cinco showcookings gratuitos e abertos ao público, protagonizados pelos chefs Marco Gomes, Cristina Manso Preto e Emídio Concha de Almeida.

Estão ainda programadas várias atividades para todas as idades e diversos momentos de animação.

Nas noites de sexta-feira (2) e sábado (3), respetivamente, os visitantes poderão desfrutar dos concertos de Nena e da Banda Alta Mente, assim como das atuações de diversos grupos musicais locais e um espetáculo de danças urbanas, distribuídas pelos três dias.

O público infantil terá um espaço destinado a atividades lúdicas e de lazer, com alguns momentos de leitura, showcookings e workshops adaptados.

Em simultâneo, decorrerão, ainda, momentos dedicados à vertente desportiva como o já tradicional Trail Rota dos Moinhos e a Rota dos Moinhos em Land Rover.

Na vertente cultural destaque para a exposição de pintura “Como um pássaro que entra pela janela aberta” de Elizabeth Leite, que será exibida na Biblioteca Municipal.