Albergaria na Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

2017-04-28 13:13

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha é um dos municípios fundadores da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago.

O Município, através do Vereador da Cultura, Delfim Bismarck, participou quarta-feira, em Vila Pouca de Aguiar, na assinatura do protocolo para criação da entidade que visa a cooperação interinstitucional na defesa, preservação e uniformização do Itinerário Cultural Europeu.

O acordo de cooperação foi assinado por 37 instituições, entre elas três dezenas de câmaras municipais do Centro e Norte do país. Tendo em vista a criação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, as instituições aderentes comprometem-se a proceder ao levantamento e reconhecimento do percurso, no seu território, com base em fontes históricas e científicas; em elencar pontos de interesse para turismo e infraestruturas de alojamento, restauração e escolas e edifícios passíveis de reconversão em albergues; e em proceder à limpeza e marcação do Caminho.

Delfim Bismarck refere que “Albergaria tem estado desde a primeira hora na criação da Federação e vê com bons olhos a uniformização de regras e normas no Caminho de Santiago”. O Vereador da Cultura e Turismo explica que este itinerário é “um potencial turístico e cultural cada vez mais relevante, que temos todo o interesse em dinamizar”.

O acordo de cooperação que prevê a a criação da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago tem como objetivo a uniformização dos percursos, incluindo a uniformização da sinalética, mas também a promoção conjunta dos itinerários nacionais que rumam à Catedral de Santiago de Compostela.