Albergaria: Município com programa para a Semana Europeia da Mobilidade.

2020-09-15 07:54

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha adere à Semana Europeia da Mobilidade.

Vai organizar um conjunto de atividades de promoção da mobilidade suave entre 16 e 22 de setembro.

Com o tema “Emissões Zero, Mobilidade para todos”, a iniciativa reflete a aposta no caminho de um “continente neutro em termos de emissões de carbono até 2050” e pretende também realçar a importância da acessibilidade a transportes com emissões zero.

Na manhã do dia 16, n’ A Praça, dois voluntários vão disponibilizar-se para levar as compras efetuadas pelos munícipes a casa na atividade Vai e Volta – A Malta Transporta.

Este serviço, realizado com cargo-bikes, é gratuito e as entregas podem ser feitas dentro do perímetro urbano num raio de 2,5 quilómetros.

A 17 e 18, a partir das 14h00, há duas formações MOB.A Workshop na Incubadora de Empresas e Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha. No primeiro dia, a população em geral pode aprender a utilizar bicicletas elétricas, cargo-bikes e trotinetes e, no segundo dia, crianças e jovens até aos 16 anos podem aprender a andar de bicicleta.

Também para os mais novos, vai decorrer uma ação de sensibilização para o uso da bicicleta na cidade em segurança no dia 21, dinamizada pela GNR-Escola Segura, com a parceria dos Agrupamentos de Escolas, e, a 22, Dia Europeu Sem Carros, a Avenida Bernardino Máximo de Albuquerque vai estar encerrada ao trânsito para um dia de brincadeiras com veículos amigos do ambiente.

Haverá passeios com Tour pela Rota dos Moinhos e uma jornada “Pateira Sobre Rodas”.

No dia 20, às 11h00, destaca-se a inauguração do Circuito de Manutenção na Zona Industrial – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, que foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo.