Albergaria: Mercado ecológico "arruma" plástico e coloca bicicletas ao serviço dos consumidores.

2018-12-03 14:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A aquisição de bicicletas com componente de carga, a redução da utilização de sacos e embalagens de plástico, a criação de pontos de recolha de restos alimentares para compostagem e a dinamização de uma campanha de sensibilização para os valores ambientais são as quatro medidas que o Município de Albergaria-a-Velha vai executar no âmbito do projeto Desperdício Zero no Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha “A Praça”.

Com um orçamento a rondar os 45 mil euros, o projeto resulta de uma candidatura ao Fundo Ambiental-Logística Descarbonizada e Economia Circular para Mercados Tradicionais de Frescos e será implementado no primeiro trimestre de 2019.

O Município vai adquirir duas bicicletas de carga (cargo bikes) e seis convencionais, que estarão disponíveis para utilização pelos consumidores do mercado.

Dentro do recinto, irá privilegiar-se a utilização de sacos de pano-cru, de papel e cestos em substituição dos sacos e embalagens de plástico descartável.

N’ A Praça existem cerca de 60 operadores na área dos frescos e legumes e estima-se que, em cada dia de mercado – às quartas e sábados – são utilizados cerca de 5000 sacos de plástico.

A utilização de formas mais sustentáveis de transporte de produtos permitirá reduzir, ou até eliminar, o lixo que não é reciclado.

No final de cada mercado, vários quilos de resíduos orgânicos transformam-se, tal como os sacos plásticos, em lixo devido à falta de alternativas para o seu reaproveitamento.

No âmbito do projeto Desperdício Zero, a Câmara Municipal vai colocar dez pontos de entrega de resíduos resultantes da atividade do mercado, sendo estes “restos” depois encaminhados para dois compostores de 330 litros. Através do processo de compostagem, nada se desperdiça e transforma-se o que antes era considerado lixo em material orgânico que beneficia os solos e que será aplicado nos espaços verdes do Município.

Juntamente com estas ações, irá ser desenvolvida uma campanha de educação ambiental que prevê sensibilizar e informar os cidadãos no sentido de promover o conhecimento do desperdício alimentar, a diminuição da utilização do plástico e a importância da reciclagem, bem como da mobilidade ciclável, estimulando comportamentos mais sustentáveis.

Sandra Almeida, Vereadora do Ambiente, defende que o projeto Desperdício Zero no Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha “A Praça” é uma forma de sensibilizar a comunidade para a reciclagem e a reutilização, enquanto se promovem as compras no comércio local.

“Temos de alertar para o facto que desperdiçamos muito e que é preciso mudar atitudes para o bem do ambiente,” salienta.

O Fundo Ambiental tem como principal objetivo “apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade”.

A assinatura dos contratos, onde se inclui o projeto de Albergaria-a-Velha, decorreu em Torres Novas e contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes Mendes e do Ministro de Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.