Albergaria: Jornadas do Património com visitas às mamoas e à rota dos moinhos.

2018-09-27 22:14

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha celebra Jornadas Europeias do Património com visitas às Mamoas do Taco e à Rota dos Moinhos

No âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema Partilhar Memórias, o Município de Albergaria-a-Velha organiza visitas guiadas a dois importantes exemplos do património concelhio – Mamoas do Taco e Rota dos Moinhos. As visitas têm lugar esta sexta e no domingo, pelas 14h00, e são de participação gratuita.

As Mamoas do Taco são monumentos funerários que remontam aproximadamente a 5000 a.C. Na Zona Industrial existem atualmente duas mamoas, sendo que a mamoa 1 apresenta pormenores de semicírculos gravados num dos esteios.

A Rota dos Moinhos foi inaugurada em 2014 e é composta por 11 núcleos. Albergaria-a-Velha é o concelho da Europa com mais moinhos de água inventariados, estando o Município empenhado na preservação e valorização deste património único.

Esta sexta-feira, 28 de setembro, vai ser visitado o Moinho do Chão do Ribeiro, em Mouquim. Já no domingo, 30 de setembro, os visitantes podem conhecer os núcleos existentes no Parque de Moinhos de Ribeira de Fráguas. Nos dois dias é servido um lanche acompanhado por animação musical.