Albergaria integra rede “Mayors for Peace” e subscreve carta enviada ao G7 em defesa da paz.

2023-05-26 13:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria integra rede “Mayors for Peace” e assina carta enviada ao G7 em defesa da paz.

Fundada em 1982 pelas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, na sequência do bombardeamento atómico de 1945, esta é uma organização global.

Com esta adesão, Albergaria-a-Velha associou-se à última iniciativa da Rede, que consistiu no envio de uma Carta aos Governantes das maiores potências do mundo (França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Itália, Canadá e União Europeia) no âmbito da Cimeira do G7, que decorreu entre 19 a 21 de maio, na cidade de Hiroshima.

Com a mencionada Carta, a Rede levou à mesa de trabalho do G7 as preocupações com o armamento nuclear, uma verdadeira ameaça à sobrevivência do planeta e da humanidade.

No atual contexto, marcado por uma guerra na Europa e consequentes ameaças à segurança, paz mundial e aos direitos humanos, a autarquia considera “importante sensibilizar a população local para a construção de sociedades pacíficas, justas e inclusivas”.

Atualmente, a rede Mayors for Peace é uma organização não-governamental com um estatuto firmado à escala global, juntando mais de 8.200 cidades unidas por um objetivo comum: promover uma cultura de paz entre as nações.