Albergaria inicia sessões de esclarecimento sobre limpeza da floresta.

2018-02-28 07:44

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha, em parceria com a Guarda Nacional Republicana, a Associação Florestal do Baixo Vouga, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, a Associação Nacional de Empresários Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) e a Associação BioLiving, irá promover ações de sensibilização sobre incêndios florestais, junto da população do Concelho.

Esta medida surge no seguimento das alterações legislativas publicadas e em curso, e tendo em conta que a Defesa da Floresta Contra Incêndios é um desígnio nacional.

A primeira sessão, que envolverá todos os parceiros desta ação, irá decorrer em Albergaria-a-Velha, esta quarta, às 21h00, no Espaço Café-Concerto do Cineteatro Alba.

As restantes ações de sensibilização, que apenas contarão com a presença do Município, AFBV e Bombeiros de Albergaria, irão realizar-se em Valmaior, Branca, Ribeira de Fráguas e Alquerubim, em data a definir.

Estas ações visam alertar a população para a importância dos procedimentos preventivos a adotar, nomeadamente sobre o uso do fogo, a limpeza e remoção de matos, a manutenção das faixas de gestão de combustível, como se proteger em caso de incêndio, tendo em vista a redução do número de ocorrências e a minimização dos riscos de incêndio florestal.

As ações são direcionadas a toda a população em geral, proprietários de terrenos ou edificações inseridas no interface urbano-florestal.

Para o Presidente da Câmara Municipal António Loureiro “é primordial sensibilizar a população e dar a conhecer as medidas impostas pelo Governo para que não se voltem a repetir as tragédias do passado. Só com o empenho e a participação de todos é que será possível proteger a nossa população, os nossos bens e o nosso concelho.” Recorde-se que a nova legislação obriga a realização das Faixas de Gestão de Combustível até 15 de março de 2018.