Albergaria e Murtosa dão força ao movimento em defesa da ria.

2019-07-02 07:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os municípios de Albergaria-a-Velha e da Murtosa receberam o Movimento MARIA e afirmaram disponibilidade para apoiar conjuntamente iniciativas que visem a promoção da laguna.

Em reuniões separadas, o MARIA encontrou-se com os autarcas dos dois municípios para uma reunião de apresentação de cumprimentos e para troca de informação acerca dos objetivos e propósitos do Movimento de Amigos da Ria de Aveiro.

Ao longo de mais de duas horas, o encontro do MARIA com o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, permitiu passar em revista alguns dos aspetos mais críticos para o equilíbrio do ecossistema da Ria, tendo ficado bem vincada a necessidade de futuramente a região vir a assumir os destinos da Ria através de uma entidade supramunicipal.

Houve igualmente coincidência de pontos de vista entre o autarca e os responsáveis do MARIA relativamente à insuficiência da obra de desassoreamento em curso, tendo ambas as partes considerado que seria adequado e necessário alargar o plano de trabalhos às zonas marginais onde estão fixadas as marinas e infraestruturas da pesca profissional e dos clubes náuticos.

Deste forma, seria feita a reposição de fundos e manutenção de quotas de modo a permitir a navegação, numa ação que dispensa a exigência de estudos de impacto ambiental por envolver pontualmente a remoção de menos de 100 mil metros cúbicos de sedimentos.

No outro encontro, com o Presidente e o Vice-Presidente da Camara Municipal de Albergaria-a-Velha, respetivamente, António Loureiro e Delfim Bismarck, foi igualmente sublinhado o propósito de a autarquia colaborar com o MARIA em ações que visem a promoção da Ria de Aveiro e permitam a reflexão e discussão de temas de interesse para a opinião pública.

Neste quadro, ficou acordado que o Movimento de Amigos da Ria de Aveiro organizará, depois do período de Verão, em colaboração com o município de Albergaria, uma conferência subordinada à temática do Baixo Vouga Lagunar.

O encontro vai integrar-se no Ciclo de Conferências, já em curso, do Movimento MARIA, que promove, entre outros temas, a discussão de assuntos como o Assoreamento, a Barra do Porto de Aveiro, a Pesca Artesanal e as Alterações Climáticas.

Em representação do MARIA, participam nas reuniões João Macara, José Luís Martins Pereira, José Paulo Vieira da Silva, José Rodrigues, Paulo Ramalheira e Pedro Martins Pereira.