Albergaria dá a conhecer ideias inovadoras.

2016-04-22 07:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha selecionou 12 projetos finalistas na 1.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio, uma iniciativa dirigida aos alunos do Ensino Secundário e Profissional do Concelho. A sessão pública de apresentação dos projetos está marcada para as 21h30 no Cineteatro Alba.

O Concurso de Ideias de Negócio está inserido no projeto municipal “Empreendedorismo nas Escolas de Albergaria-a-Velha” e tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo em ambiente escolar.

Na fase de candidaturas, que decorreu até 18 de março, foram apresentados 19 projetos, tendo o comité técnico da organização selecionado 12 ideias finalistas de dois estabelecimentos de ensino.

Da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha estão a concurso oito projetos – Healthy Wrist Band, Health Connect, Easy Soap, Drug Screening, CutWater, Bamido, In Brush e Smart Shower.

Já os estudantes do Colégio de Albergaria vão apresentar quatro projetos na sessão pública – Heat and Cool Action, Safety Trail, Trace Your Heart e WTC We Take Care.

Um terço das ideias finalistas diz respeito a produtos na área da saúde, havendo ainda propostas para a poupança de água, uma melhor higiene pessoal e bem-estar, atividades de lazer e o transporte e depósito de objetos de valor.

Os autores dos trabalhos finalistas vão apresentar os seus projetos perante um júri de cinco elementos constituído por representantes da Associação Industrial do Distrito de Aveiro, da SEMA – Associação Empresarial, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Associação de Jovens Empreendedores de Albergaria-a-Velha e da empresa de consultoria e formação GesEntrepreneur.

O Município de Albergaria-a-Velha vai distinguir as três melhores ideias com missões de empreendedorismo a locais diferentes. O primeiro prémio contempla uma viagem de três dias em Madrid, para conhecer empresas e modelos e métodos em prática na capital espanhola; o segundo prémio, uma missão de empreendedorismo de dois dias em Lisboa; e o terceiro prémio, um dia em São João da Madeira, para conhecer empresas daquele concelho.