Albergaria: Autarquia promove palestra sobre aprendizagem com recurso a tecnologias.

2019-02-12 14:15

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha organiza uma palestra sobre o projeto Portable Learning Labs, que propõe novas formas de aprendizagem através do recurso a diferentes tecnologias.

O evento tem lugar esta quarta, 13 de fevereiro, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal.

O Portable Learning Labs foi um dos projetos vencedores da última edição do Orçamento Participativo do Município e vai ser desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, sob a coordenação do docente Edgar Borges.

Através da criação de laboratórios de aprendizagem móveis, pretende-se dar a oportunidade a estudantes de todas as freguesias de experimentarem ambientes educativos de futuro, promovendo assim a igualdade de oportunidades no acesso às tecnologias.

A Associação Nacional de Professores de Informática é parceira na estratégia de implementação do projeto através da integração do kit de robots ANPRINO, proporcionando igualmente formação e acompanhamento aos docentes.

A promoção de novos ambientes de aprendizagem, que preparem as crianças para os desafios de uma sociedade tecnológica, é uma das prioridades do Município.

Além do Portable Learning Labs, está a ser implementado na Educação Pré-escolar o projeto Kids Media Lab, que visa a introdução dos fundamentos básicos da programação e do pensamento computacional nas atividades dos jardins-de-infância.

A cada sala da rede pública do Concelho foi oferecido um Doc Robô e as crianças estão agora a aprender as regras para interagir com o boneco e fazê-lo seguir certas instruções. De forma divertida, pretende-se que os mais novos aprendam a organizar e a estruturar as ideias desde cedo.

“Não se pretende criar programadores, mas preparar as crianças para a sua vida futura, tendo em conta que as tecnologias assumem um papel cada vez mais importante”, afirma Catarina Mendes, Vereadora da Educação.