Albergaria assinala Dia da Pessoa com Deficiência em espaço de integração sensorial.

2016-12-01 21:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria-a-Velha assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência este sábado, 3 de dezembro, com um dia aberto nas Salas Snoezelen e de Integração Sensorial.

Ao longo do dia, os munícipes podem visitar as instalações, situadas no Edifício de Fisioterapia da Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha, e conhecer os tratamentos utilizados em pessoas com deficiência, incapacidade e problemas sensoriais ou neurológicos.

Em funcionamento desde outubro de 2015, as duas salas são constituídas por equipamentos específicos que visam estimular os diferentes sentidos dos utentes. Na Sala Snoezelen, privilegiam-se as luzes, as cores, as texturas, os sons e os aromas para induzir uma sensação de prazer e de relaxamento.

Na Sala de Integração Sensorial ajuda-se o utente a organizar as sensações do próprio corpo de forma a produzir respostas apropriadas aos estímulos. No primeiro ano de funcionamento realizaram-se 825 sessões nas Salas Snoezelen e de Integração Sensorial. Os utilizadores foram predominantemente crianças e idosos.