Albergaria apresenta presépio de Natal “único”.

2022-12-11 08:06

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria apresenta um presépio de Natal “único”.

Produzido localmente, com mais de 1.000 figuras em barro, de 8 a 12 cm de altura, esta é uma peça que para além da representação do Presépio, mostra profissões e atividades do quotidiano.

Os arraiais das festas populares, a procissão religiosa, a banda no coreto e o rancho folclórico são símbolos ali representados.

As castanhas assadas, os petiscos, os jogos e as feiras; a Aldeia e as ruas das profissões, os ferreiros, os sapateiros, as fiandeiras, os padeiros, os carpinteiros, as lavadeiras, a pesca e a bateira; o recinto da escola e os jogos populares, o pião, a roda, o baloiço, o papagaio, e a corda; a quinta com a a matança do porco, o milho na eira, a vindima e o lagar; Pastores, pastoras e as ovelhas na serra; moleiros e os moinhos; praia, as salinas, a seca do bacalhau e as dunas são realidades retratadas na mostra.

O Presépio está em exposição no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Vale Maior, este domingo, dia 11, e no próximo domingo, dia 18, às 15h.

Paralelamente estará uma mostra de figurado variado de Barcelos e Estremoz, nomeadamente os conhecidos apitos de vários ceramistas.