Águeda tem 122 PME líder.

2021-02-24 18:52

Categoria: 

Concelho: 

Águeda é o concelho que mais contribui para o número de empresas com este estatuto no distrito de Aveiro, tendo o conta o número de empresas total existente em cada concelho.

Estão sediadas no concelho de Águeda 122 empresas que alcançaram o estatuto PME Líder 2020, selo de reputação atribuído pelo IAPMEI e cuja lista de empresas deste ano foi divulgada esta semana. Considerando o número de empresas existente em cada concelho, Águeda é o que, no distrito de Aveiro, mais contribui para a listagem, com um rácio de 2,25%.

“Estes números evidenciam o forte posicionamento do setor empresarial do concelho de Águeda que demonstra a sua robustez e solidez económico-financeira”, sublinha Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, lembrando que este selo de reputação tem justamente por objetivo “distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores” em termos financeiros.

Jorge Almeida dá os parabéns a estas 122 empresas pela distinção conseguida e enaltece “o espírito empreendedor, o dinamismo e o contributo dos empresários aguedenses para a afirmação de Águeda como um concelho com uma matriz económica forte”, onde cada empresa contribui para a criação de riqueza no concelho e região, bem como para a promoção de emprego.

De acordo com a lista divulgada pelo IAPMEI, o distrito de Aveiro tem 971 empresas PME Líder 2020, sendo que o concelho de Águeda está entre os mais representativos nesta listagem, a seguir a Santa Maria da Feira (167 empresas) e Oliveira de Azeméis (123 empresas).

Águeda, comparativamente a 2019, demonstra ainda um crescimento no número de empresas distinguidas (mais 11), já que nesse ano receberam o estatuto PME Líder 111 empresas sediadas no concelho.

É possível ainda concluir que Águeda tem o maior rácio apurado entre o número total de empresas existente em cada concelho - segundo os dados da Por Data (2018) – e a quantidade de empresas que os mesmos concelhos têm na referida listagem.

Ou seja, Águeda é o concelho entre os 19 do distrito de Aveiro que, em termos comparativos, mais empresas tem representadas na listagem PME Líder, já que as 122 empresas sediadas em Águeda e que constam na lista de 2020 partem de um universo total de 5.422 entidades registadas no concelho, o que lhe confere um rácio de 2,25%, o maior entre os concelhos do distrito de Aveiro.

Na edição PME Líder 2020, refere o IAPMEI, foram reconhecidas 9.955 empresas com elevados padrões competitivos, que tiveram um volume de negócios superior a 40 mil milhões de euros e são responsáveis por cerca de 325 mil postos de trabalho.

É no distrito do Porto que estão sediadas a maioria das PME Líder (19,8%), seguido dos distritos de Lisboa (19,7%), Braga (10,3%) e Aveiro (9,8%).

A distribuição setorial das líder em 2020 seguiu a mesma tendência de 2019, liderada pelo Comércio (34,4%), seguindo-se a Indústria Transformadora (24,4%), o Alojamento, Restauração e Similares (11,6%) e a Construção (10,8%).

Continuam a predominar as pequenas empresas, com uma relevância de 71,9% do total das PME Líder 2020, seguidas das médias empresas, com 22,1%, e das microempresas, com 6,0%.

Refira-se que o estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, atribuído em parceria com o Turismo de Portugal (no caso das empresas do setor do Turismo), um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, “para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores”, “tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros”, refere a agência.