Águeda: Micro Pai Natal junta-se a Pai Natal gigante no largo 1º de Maio.

2018-11-26 10:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ao maior Pai Natal do Guinness junta-se, agora, o mais pequeno Pai Natal do mundo em Águeda.

Trata-se de uma micro-obra esculpida pelo artista britânico Willard Wigan. Além desta novidade, o município deseja surpreender os visitantes com um programa cultural e actividades para todos os gostos e idades.

No dia 30 de Novembro, às 18 horas, acendem-se as luzes para mais um ciclo de programação.

As principais atracções irão concentrar-se na baixa da cidade e zona ribeirinha. Este ano, a praça principal – Largo 1.º de Maio – terá uma nova roupagem natalícia, onde se poderá deslizar numa pista de gelo ecológica, caminhar num “bosque” de árvores luminosas, ver as novidades do mercadinho de Natal e assistir a concertos aos fins-de-semana.

Sentado num presente à sua escala, no Largo 1.º de Maio, estará o Pai Natal de 21,08m de altura que, em 2016, ganhou o recorde de maior do mundo.

Este sábio gigante de barbas brancas será iluminado com 250 mil luzes LED e com a presença do seu homólogo, em versão reduzida, o mais pequeno Pai Natal do Mundo.

A nano-escultura do artista Willar Wigan poderá ser vista, com a ajuda de um microscópio, no Posto de Turismo de Águeda. O detalhe em forma de Pai Natal é feito de fibra Kevlar, que o artista esculpiu com uma micro escova de aço e uma agulha de acupuntura achatada, coberta de pó de diamante. O resultado é um imaginário invisível que ganha vida ao nos aproximarmos.

Ao reunir estes dois “gigantes” nas comemorações de Natal, sob o slogan “Do Menor ao Maior, Águeda é Natal”, o município completa a mensagem natalícia que deseja passar aos seus visitantes nesta quadra.

“A inspiração festiva e encantada do Maior Pai Natal do Mundo e o convite ao aproximar e olhar de perto as pequenas coisas da vida, que encantam com a força da delicadeza, como a micro-escultura de Wigan, artista que estará em Águeda de 4 a 6 de dezembro”.

A aposta na originalidade e criatividade já faz parte da identidade do natal aguedense que, segundo Edson Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, “é um motor excepcional para promover o concelho e dinamizar o comércio tradicional, convidando um público diversificado a visitar a cidade e viver intensamente a atmosfera de encantar que criamos com prazer.”

A contagem decrescente para o Natal em Águeda já começou. Os coros aclaram a sua voz para o dia de abertura, marcado para o dia 30 de novembro, às 18 horas, no Largo 1.º de Maio. Serão 40 dias de ruas cintilantes, animadas por espetáculos e um genuíno espírito natalício.