Águeda lança o Cartão Municipal do Aluno.

2022-09-20 10:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Águeda lança o Cartão Municipal do Aluno que irá ser entregue pelos estabelecimentos de ensino aos alunos, durante a primeira semana do novo ano letivo.

Este é um novo serviço prestado pelo Município e que surge no seguimento do processo de descentralização de competências na área da educação.

O cartão, que funciona em sistema de pré-carregamento e será utilizado em todos os estabelecimentos de ensino do 2.º, 3.º CEB e Secundário, pelos alunos, professores e pessoal não docente, de forma uniforme, permitirá efetuar e gerir os carregamentos, ficando com saldo para o pagamento de refeições, transporte escolar, bar e papelaria.

Permitirá ainda uma gestão integrada dos educandos, mesmo que estes frequentem estabelecimentos escolares diferentes.

A par dos alunos, também o pessoal docente e não docente passam a ter um cartão para utilização dentro dos estabelecimentos de ensino, uma medida que foi tomada pela Câmara Municipal, que este ano assume a totalidade do fornecimento de refeições em todos os ciclos de ensino, substituindo a Direção Geral de Estabelecimentos Escolares, no 2.º, 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Secundário, à imagem do que já sucedia para o pré-escolar e 1.º CEB.

“Decidimos disponibilizar este serviço a toda a comunidade educativa para ser usado em toda a rede escolar do Município, acreditando que a comodidade e funcionalidade são mais-valias para encarregados de educação e na gestão das necessidades dos alunos, professores e auxiliares em ambiente escolar”, disse Marlene Gaio, Vereadora da Educação da Câmara de Águeda, sublinhando que, sendo uma novidade, esta é uma medida que poderá implicar um processo de ajuste e adaptação.

Ainda assim, defende que dotar os estabelecimentos de ensino de modelos de funcionamento semelhantes e implementados de igual modo por todos, terá “ganhos na vivência prática no dia-a-dia da comunidade escolar”.