Águeda garante leituras sobre qualidade do ar em tempo real.

2019-06-07 09:15

Categoria: 

Concelho: 

Uma rede de oito estações com 19 sensores ambientais torna Águeda um Laboratório Vivo para a ciência ao serviço do cidadão, em iniciativa inovadora na Região.

O Município de Águeda afirma-se, desta forma, na vanguarda das Smart Human Cities, colocando a tecnologia e a ciência ao serviço do cidadão, bem como da melhoria da qualidade de vida no espaço do território aguedense.

Foi em 2018 finalizada a instalação de uma rede de 19 sensores ambientais distribuídos por 8 estações, que proporcionam informação acerca da qualidade do ar do território de uma forma abrangente, transcendendo o espaço urbano.

Uma plataforma de uso intuitivo é a interface que permite aos utilizadores aceder às leituras em tempo real, consultar históricos ou efetuar o download dos cerca de 90 parâmetros meteorológicos, de qualidade do ar pressão sonora em ambiente urbano, disponíveis para monitorização.

Esta medida pioneira, cruza com outros projetos já desenvolvidos e implementados pelo município, entre os quais ganha destaque o Clair City, projeto europeu fundamentado na informação e educação cidadã, focando a temática da qualidade do ar e o seu reflexo na qualidade de vida do cidadão.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, afirma que o projeto revela o compromisso do atual Executivo Municipal com o cidadão, “entendendo a inovação e o progresso, não apenas como meio ao serviço das políticas públicas, mas como uma ferramenta para a transformação do município num laboratório vivo onde o conhecimento e o empreendedorismo local e regional encontram expressão, e se traduzem na melhoria das condições e qualidade de vida dos munícipes, fim último da nossa ação municipal.”