Águeda: Formação sobre conservação da biodiversidade e produção de alimentos.

2023-06-07 09:53

Categoria: 

Concelho: 

A conservação da biodiversidade e a produção de alimentos em foco no Curso de Agrofloresta Sintrópica no Feridouro.

Este é um conceito que vai além da agricultura sustentável.

Filosofia assente no equilíbrio, preservação energética e ambiental, organização e integração.

Inspira-se na dinâmica dos ecossistemas “virgens” que ainda não conheceram intervenção humana.

A freguesia de Belazaima do Chão, concelho de Águeda, acolheu a iniciativa do Eco Vale Feridouro em parceria com a Associação Cabeço Santo, Somos Agrofloresta e a União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão.

O curso visa conciliar a produção de alimentos com a conservação da biodiversidade e a regeneração do solo, promovendo um sistema equilibrado e resiliente para a região.

Contou com a presença de Walter Sandes e Ricardo Meireles que partilharam o seu vasto conhecimento e, em conjunto com os participantes, fizeram nascer a primeira agrofloresta sintrópica da zona.

Plantaram-se cerca de 80 árvores e arbustos mas também 640 hortícolas num espaço de 85m2, seguindo os princípios-chave de estratificação vegetal, sucessão ecológica, diversidade e consórcio entre espécies.

“Foi um fim de semana repleto de aprendizagens que fortaleceu a rede de contatos entre os participantes, criando vínculos valiosos que podem servir de base para colaborações futuras em projetos da região”.