Águeda: Feriado Municipal e Dia da Criança com programação especial.

2020-05-26 13:45

Categoria: 

Concelho: 

Águeda celebra, no dia 1 de Junho, o Feriado Municipal e o Dia da Criança com programação especial.

O distanciamento social, imposto pela pandemia, obriga ao uso de maios digitais.

Na programação deste ano inclui-se a transmissão do vídeo, às 10 horas, no Facebook do Município e da Águedatv, da mensagem do Presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, seguindo-se a transmissão do vídeo realizado em 1977, com a atuação da Orquestra Típica de Águeda (OTA) no Parque da Alta Vila, resultado de uma reportagem da RTP Memória.

Irá ainda ser transmitido, no Facebook da Águedatv,  o vídeo da reportagem produzida em 1986, por ocasião da comemoração dos 75 anos da ligação do nosso comboio Vouguinha entre Sernada do Vouga e Aveiro.

Já num registo diferente, a Câmara de Águeda propõe, às 15h30, um novo tipo de evento cultural e desportivo, com recurso às novas tecnologias e redes sociais: um Peddy Paper Digital, para ser realizado em família e que servirá para aquisição de conhecimentos sobre a história e tradições do concelho de Águeda.

Este evento, que estará disponível nas redes sociais da Câmara de Águeda, Centro Municipal de Marcha e Corrida, Centro de Artes e Biblioteca Municipal Manuel Alegre, consiste numa prova pedestre de orientação (em casa), um percurso ao qual estão associadas perguntas ou tarefas correspondentes aos diferentes pontos intermédios (Facebook BMMA, CAA ou CMMC) e que podem determinar a passagem à parte seguinte do percurso.

Por último, vai ser conhecido o resultado de um desafio lançado à comunidade, para a criação de exposições individuais, numa colaboração muito direta com o Centro de Artes de Águeda (CAA) e que estará disponível nas redes sociais do CAA.

A comemoração destas duas efemérides, que junta o Feriado Municipal com o Dia Mundial da Criança, tem por objetivo a promoção de valores intergeracionais, interdisciplinares, de identidade cultural e de memória territorial.

“É uma forma diferente de festejar, mas nem por isso menos importante do que aquelas que envolvem grandes aglomerados de pessoas. Desta vez, valorizamos, acima de tudo, o tempo passado em família, não apenas com recurso à história e cultura do nosso concelho, mas também através da aprendizagem e da apreensão de novos conhecimentos em diversos níveis”, reforça Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda.