Águeda diz que está no bom caminho no índice de sustentabilidade municipal 2021.

2021-08-20 10:09

Categoria: 

Concelho: 

Águeda obteve um resultado global de 67,5 no Índice de Sustentabilidade Municipal 2021.

Este ranking avalia o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Segundo este estudo, que resulta de um trabalho elaborado pela Universidade Católica, o Município de Águeda tem um índice superior à média nacional e apresenta uma evolução positiva em termos de Governança, Economia, Social e Ambiente.

Este índice, que foi realizado pelo CESOP (Centro de Estudos e Sondagens de Opinião) da Universidade Católica e que foi entregue esta semana à Câmara Municipal de Águeda, resulta de dados fornecidos por vários organismos públicos e privados, nacionais e internacionais.

Dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), APA (Agência Portuguesa do Ambiente), ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas), IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), Quercus, Turismo de Portugal, Pordata, Direções Gerais, entre outras entidades.

O CESOP avaliou um conjunto de 130 indicadores, representativos das diversas metas previstas na Agenda 2030.

Na análise global aos 17 ODS, Águeda obteve um resultado de de 67,5, um valor superior aos índices atribuídos a Portugal (65,7), à Região Centro (65,5), à Região de Aveiro (64,8) e à média do municípios comparáveis (64,0).