Águeda com programa na Semana Europeia da Mobilidade.

2020-09-17 08:45

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Águeda promove atividades durante a Semana Europeia da Mobilidade e no Dia Europeu Sem Carros.

Quem possuir bilhete de comboio (Linha do Vouga) tem direito a uma visita gratuita no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga.

No próximo dia 20 (domingo) haverá passeio de bicicletas, com partida às 9 horas, do Centro de BTT de Águeda (inscrições obrigatórias).

O Dia Europeu Sem Carros (dia 22) ficará marcado pela dinamização virtual do “Cerciag em Movimento” e pelo apelo que a Autarquia faz para que alunos, pais e professores, neste dia, optem pelo utilização da bicicleta ou outro meio de mobilidade sustentável nas suas deslocações diárias.

Ainda nesta semana, serão novamente disponibilizadas, a título gratuito, as beÁgueda (Bicicletas eléctricas de Águeda).

Outro dos momentos chave do programa da SEM decorrerá, no dia 26, através da entrega simbólica à comunidade de projetos do Orçamento Participativo de Águeda ligados à melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade, nomeadamente o projeto do Largo do Cruzeiro, em Paradela (UF de Recardães e Espinhel).

Refira-se que o tema central da Semana deste ano reflete o ambicioso objetivo da União Europeia de ser “o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050”, tal como estabelecido por Ursula von der Leyen, Presidente do Comissão Europeia, ao apresentar o European Green Deal (Acordo Verde Europeu).