Águeda: Cabeço Santo em ações de limpeza.

2023-03-09 10:01

Categoria: 

Concelho: 

A associação Cabeço Santo promoveu a plantação de espécies autóctones e promete manter o ritmo nos próximos fins de semana.

Voluntários do Centro de Juventude de Águeda estiveram na primeira ação de Março realizada em parceria com a Quercus ANCN, e participada por dois membros da empresa Streesnaut que patrocinou esta parceria contribuindo com 50 carvalhos e 50 sobreiros para plantar na zona ribeirinha do Feridouro em Belazaima do Chão.

A tarde foi dedicada à remoção de flora invasora, nomeadamente, mimosas (Acacia dealbata) ao longo da zona ribeirinha.

Para além disso, ainda foram realizadas ações de condução dos rebentos de regeneração natural da flora nativa.

Na jornada voluntária de 4 de Março realizou-se trabalho de desbaste de árvores, sobretudo choupos, numa antiga várzea da Chousa (jusante do Feridouro).

Apesar de não se tratar de uma espécie estritamente autóctone, estes não serão totalmente removidos, apenas desbastados, dada a sua elevada densidade.

Houve cuidados com árvores de futuro, sobretudo carvalhos e castanheiros, e o fim de semana serviu para remover algumas mimosas.

À tarde os voluntários deram início à plantação de uma área "limpa" pela E-Redes sob uma linha eléctrica no Valinho Turdo, Belazaima do Chão.

A próxima jornada está prevista para dia 18 de Março.