Águeda avança para a segunda fase da empreitada de controlo de cheias.

2022-03-22 08:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Águeda avança para a segunda fase da empreitada de controlo de cheias.

O Executivo Municipal deu “luz verde” à adjudicação da segunda fase da empreitada de “Intervenções estruturais para o controlo de cheias em Águeda” ao consórcio Cipriano Pereira de Carvalho & Filhos e CIPECA, por 1.8 milhões de euros (acrescidos de IVA).

Esta intervenção, que conta com financiamento comparticipado por fundos europeus ao abrigo do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência de Recursos, irá incidir sobre a execução do sistema de proteção da margem direita do rio Águeda, desde a EN 1 até ao antigo IVV.

A solução preconizada integra o aumento da cota do muro existente, entre a EN 1 e o Centro de Canoagem Bério Marques, a construção de novo muro de proteção entre o Centro de Canoagem Bério Marques e o Largo Nossa Senhora da Ajuda, bem como a instalação de ensecadeiras nos vários pontos de acesso ao rio Águeda.

Para além disto, esta segunda fase da intervenção inclui a construção de duas soluções estruturantes preconizadas no âmbito do Plano Geral de Drenagem da Cidade de Águeda: a estação elevatória de águas pluviais de Paredes e a beneficiação das descargas pluviais entre a EN 1 e o antigo IVV.

“Esta é uma obra estruturante para melhorar as condições da rede de águas pluviais, relevante para atenuar o risco de inundação em particular da baixa da cidade”, reforçou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que os constrangimentos que têm vindo a ser causados pelas obras em curso e as que agora vão iniciar vão valer a pena, tendo em conta os benefícios e a melhoria da qualidade de vida das populações.